 
                        
                            
                                
8 maneiras de diminuir a inadimplencia no seu condominio
                            
                            
                                Date : 25 Jul 2018 
                            
                         
                        Você gostaria de reduzir a inadimplência do seu condomínio, evitando assim prejuízos para todos, desgastes com os moradores e podendo gerar um impacto significativo na vida de todos os condôminos?
A inadimplência nos condomínios é o terror na vida de qualquer síndico, muito embora seja uma reclamação bem antiga… Mas e aí o que fazer? Como os síndicos podem solucionar esse problema sem expor os condôminos e sem entrar com as contas do condomínio no vermelho?
Foi pensando nisso que listamos algumas maneiras de te ajudar a resolver este problema, confira:
- 
Busque a conscientização: A inadimplência aumenta ainda mais porque a multa por pagamento atrasado da taxa mensal é de 2%. Uma maneira de diminuir a inadimplência em seu condomínio é fazer com que eles entendam que o não pagamento coloca em risco o bem de todos
- 
Defina limites e regras: Aborde nas reuniões de moradores ou no conselho do condomínio a criação de regras para validar e realizar a cobrança. É importante que haja o consentimento e compromisso de todos para com estas regras. Por exemplo: a partir de quantas mensalidades atrasadas será feita uma cobrança ou uma notificação?
- 
Esteja aberto a negociações: É importante manter aberto o canal de negociação com o condômino devedor, sempre dentro da legalidade, para que ele possa apresentar sua defesa e propor a regularização da dívida
- 
Procure ajuda profissional: Para atribuir um caráter mais oficial à dívida do condomínio, procure profissionais especialistas em 
cobrança.
- 
Notifique com antecedência: Um método muito eficaz é enviar notificações para os devedores, avisando o vencimento das mensalidades.
- 
Jamais exponha os inadimplentes: Em hipótese alguma coloque o nome dos devedores em quadros de aviso ou exponha suas dívidas. Isso pode render problemas judiciais sérios para você e o condomínio.
- 
Não deixe a dívida acumular: Enquanto os devedores não demonstrarem pelo menos uma previsão de data para pagamento, continue cobrando constantemente. Enquanto a dívida não é paga, o condomínio se prejudica mais a cada dia.
- 
Tenha um fundo de reserva: O condomínio deve ser pensado como uma empresa. Em momentos de crise, é preciso ter caixa para cobrir eventuais despesas. O fundo de reserva serve para ser usado em reparos e serviços emergenciais e pode ser consumido caso o síndico não consiga fechar as contas do mês. 
Obs: O montante deve ser restituído assim que o pagamento da dívida for efetuado.
Para concluir, que tal entregar a cobrança de inadimplência e tudo de mais complexo na mão de profissionais experientes? Solicite um orçamento sem compromisso!